Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Acervo é a revista do Arquivo Nacional, publicada semestralmente desde 1986. Tem por objetivo divulgar estudos e fontes nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especialmente arquivologia.

A revista Acervo é composta pelas seguintes seções:

Dossiê temático: cada número da revista apresenta um conjunto de artigos sobre o tema selecionado. Até 20 laudas escritas (cerca de 40 mil caracteres com espaços);

Artigos livres: outros textos, resultantes de estudos e pesquisas concernentes a temas de interesse da revista, adequados ao foco e ao espopo da Revista.  Até 20 laudas escritas (cerca de 40 mil caracteres com espaços);

Documento: destina-se à divulgação de textos técnicos sobre o acervo do Arquivo Nacional, relevantes para a pesquisa nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: documentos transcritos parcial ou integralmente, acompanhados de texto introdutório; obras raras, coleções, bibliotecas e arquivos descritos, analisados e/ou parcialmente reproduzidos em fac-símiles. Os autores são convidados pelos editores do dossiê. Até 15 laudas (cerca de 30 mil caracteres com espaços);

Resenha: texto crítico sobre obra publicada até um ano antes da chamada para o número da revista. Os trabalhos podem ser de submissão livre ou de autores indicados pelos editores do dossiê. Serão aceitas resenhas de livros, filmes, vídeos. de três a cinco laudas (cerca de 10 mil caracteres com espaços).

A revista Acervo publica somente trabalhos inéditos em português, espanhol e inglês sob a forma de artigos e resenhas. Os artigos expressarão única e exclusivamente as opiniões e conclusões de seus autores. O envio de originais implica a cessão de direitos autorais e de publicação à revista Acervo, por um ano a partir da data da submissão. Não nos comprometemos com a devolução das colaborações recebidas.

 

Políticas de Seção

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos livres

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documento

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Inicialmente os editores fazem uma verificação preliminar a fim de identificar se o texto está de acordo com as normas e com o foco e escopo da Acervo.

Em seguida, a equipe da Acervo indica dois pareceristas para o texto submetido. O texto, sem nenhuma identificação do autor, é lido pelos avaliadores, que têm o prazo de 20 dias para enviar para a Acervo seus comentários sobre o texto e sua decisão. A avaliação é cega, por pares. Não são reveladas nem a identificação do autor nem a dos pareceristas. O avaliador decide entre as seguintes opções: 1) aceitar o artigo para publicação tal como está 2)aceitar o artigo para publicação, sugerindo pequenas mudanças e alterações 3)rejeitar o artigo à príncípio, mas sugerindo que ele seja reformulado e submetido novamente no futuro, caso este seja o desejo do autor 4)rejeitar o artigo para publicação.

Em relação às possíveis controvérsias, no caso de pareceres antagônicos, os editores enviam o texto para ser avaliado por um terceiro parecerista. O responsável por analisar os pareceres e tomar a decisão final é do editor-científico: aceitar, retificações requeridas, submeter a nova rodada ou rejeitar. IMPORTANTE: para a lisura do processo, o autor tem acesso integral aos pareceres dos avaliadores - sem saber os nomes destes, como já foi dito -, a fim de compreender a razão do aceite ou da recusa de seu artigo.

 

Periodicidade

A revista Acervo tem periodicidade semestral, com números referentes aos períodos janeiro-junho e julho-dezembro de cada ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de Isenção para Autores

A Revista Acervo tem como objetivo divulgar e promover o conhecimento científico nos campos de história, arquivologia e de ciências afins, de forma gratuita, para autores.

Nenhum valor monetário ou de outra natureza, assim como taxas de inscrição e de submissão, é cobrado dos autores para publicação de seus trabalhos neste periódico técnico-científico.