A outra face da imaterialidade: o registro e o inventário como meios de preservação de patrimônio cultural imaterial a partir do estudo de caso da capoeira
PDF

Como Citar

FONSECA, V. L. A outra face da imaterialidade: o registro e o inventário como meios de preservação de patrimônio cultural imaterial a partir do estudo de caso da capoeira. Acervo, v. 27, n. 2, p. 106-117, 25 set. 2014.

Resumo

Este artigo busca analisar as relações entre materialidade e imaterialidade nos processos de reconhecimento de bens culturais de natureza imaterial no Brasil a partir do estudo do caso da patrimonialização da capoeira. Entendendo o registro e o inventário como instrumentos privilegiados de preservação desses bens, procuro perceber como eles se colocam também como importantes meios de documentar essa categoria de patrimônio.

Palavras-chaves: patrimônio imaterial; registro; inventário; capoeira; patrimonialização.

 

Abstract

This paper analyzes the relation between materiality and immateriality in the process of recognition of cultural assets of intangible nature in Brazil, using the patrimonialization of "capoeira" as a case study. Registry and inventory are understood as privileged instruments for preserving these assets in our effort to understand how they also act as important means of documenting this category of heritage.

Keywords: intangible heritage; record; inventory; capoeira; patrimonialization.

 

Resumen

En este artículo se analiza las relaciones entre materialidad e inmaterialidad en los procesos de reconocimiento de bienes culturales de naturaleza inmaterial en Brasil a partir del estudio de caso del proceso de patrimonialisación de la “capoeira”. Entendiendo el registro y el inventario como instrumentos privilegiados de preservación de estos bienes, se busca percibir como ellos se presentan también como importantes medios de documentar esa categoría de patrimonio.

Palabras claves: patrimonio inmaterial; registro; inventario; capoeira; patrimonialisación.


PDF

Creative Commons License

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença  Creative Commons 4.0 Internacional