“A função educativa dos museus” de Bertha Lutz: uma peça (quase) esquecida do quebra-cabeça da museologia no Brasil
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Como Citar

ALMEIDA, C. A. F. DE. “A função educativa dos museus” de Bertha Lutz: uma peça (quase) esquecida do quebra-cabeça da museologia no Brasil. Acervo, v. 26, n. 2, p. 123-132, 19 dez. 2013.

Resumo

O artigo apresenta o pensamento de Bertha Lutz sobre o papel educativo dos museus, a partir de observações sobre o funcionamento dos setores educativos de cinquenta e oito museus norte-americanos visitados entre abril e maio de 1932. Após retorno de viagem, Bertha produziu um extenso relatório, com o objetivo de transformá-lo numa publicação, intitulada “A função educativa dos museus”. Entretanto, o texto permaneceu inédito até 2008. A obra principia pela influência de um novo conceito de museu que se consolidava nos Estados Unidos desde o início do século XX, que preconizava o caráter público e didático da instituição, além de sua projeção social, sintetizado na expressão the new museum idea. A análise da publicação descortina o caráter inovador do pensamento de Bertha Lutz, especialmente se levarmos em consideração o pouco desenvolvimento das atividades educativas nos museus brasileiros no período. Também permite ampliar a contribuição da autora para além de seu papel pioneiro na luta pelo voto feminino e na organização dos movimentos feministas no Brasil.

Palavras-chaves: Museu Nacional; museologia; educação em museus; Bertha Lutz.

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