Organização do conhecimento em arquivos

15-04-2021

bannerAN-chamada-prorrogadap1.jpg

A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê "Organização do conhecimento em arquivos", que tem como editoras convidadas Joice Cleide Cardoso Ennes de Souza, doutora em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ibict/UFRJ), professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Michely Jabala Mamede Vogel, doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF.

A aproximação entre a arquivologia e a ciência da informação, observada nos últimos anos, deve-se principalmente ao aumento pela busca de informação e construção de conhecimento pelos sujeitos. A partir de teorias e práticas arquivísticas de organizar e tratar documentos é possível apontar as interações com a ciência da informação, entre elas a identificação de conceitos comuns às duas disciplinas, como indexação, análise de assunto e classificação, embora com especificidades.

A arquivologia é uma disciplina com fundamentos teóricos e práticos consolidados, apresentando métodos e instrumentos para a organização da informação registrada. Considerando a organização do conhecimento como uma área que contribui para o desenvolvimento de princípios metodológicos para a representação, construção de instrumentos e acesso à informação, a interlocução entre as disciplinas é possível a partir das particularidades de cada uma, como no caso da organização do conhecimento em arquivos, que obedece aos princípios da proveniência, da ordem original e do ciclo documental.

Em uma concepção abrangente, organização do conhecimento é a disciplina que estuda e desenvolve princípios teóricos relacionados ao planejamento, construção e gestão de sistemas de organização do conhecimento, como também as atividades de descrição, indexação, classificação e armazenamento de itens informacionais que conservam e transmitem seu conteúdo aos sujeitos. Esse dossiê incentiva a submissão de artigos originais nos quais o diálogo inter e transdisciplinar se faça presente, tendo a organização do conhecimento em arquivos como principal foco, em articulação com a arquivologia e com a ciência da informação.

As submissões devem ser encaminhadas até o dia 19 de novembro de 2021, pelo site da revista Acervo, para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres e Resenha. O dossiê será publicado de forma contínua entre maio e agosto de 2022. Somente são aceitos textos que tenham pelo menos um dos autores com título de doutorado. As contribuições devem estar de acordo com o foco e o escopo do periódico e seguir as normas editoriais.

Acesse: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/about/submissions

Dúvidas: revista.acervo@an.gov.br