Usos e usuários de arquivo
Chamada para o dossiê
Usos e usuários de arquivo
A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê “Usos e usuários de arquivo”, que tem como editoras Ivana Parrela, doutora em História, e Eliane Rocha, doutora em Ciência da Informação, ambas professoras do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O dossiê será dedicado à análise dos usos e usuários de arquivos produzida no dia a dia das instituições arquivísticas, seja por seus pesquisadores, seja por outros estudiosos, como resultados de seus trabalhos acadêmicos.
Esse campo de estudo tem crescido no Brasil, especialmente a partir dos anos 2000, diante da expansão das graduações em arquivologia. Contudo, o tema ainda é bastante influenciado pelas perspectivas dos estudos de público da museologia e de usuários da biblioteconomia. Destacam-se, ainda, os trabalhos dos historiadores, preocupados com as possibilidades de uso dos arquivos e, muitas vezes, com a formação dos futuros historiadores, potenciais usuários de instituições arquivísticas.
Neste número, estão convidados(as) pesquisadores(as) que busquem discutir as múltiplas possibilidades de usos/leituras/reapropriações dos documentos arquivísticos, levando em conta seus contextos de produção. O objetivo é problematizar as distintas perspectivas de usuários das instituições arquivísticas e a multiplicidade de interesses que os fundos arquivísticos despertam nos pesquisadores acadêmicos de diversas áreas, naqueles que buscam a garantia de seus direitos, nos diletantes e naqueles que participam de atividades de difusão, ações educativas e culturais, dentre outras possibilidades. É necessário avançar em perspectivas teóricas e metodológicas orientadas para a abordagem de serviços de arquivo e de outros usuários pouco vislumbrados: os que usam os arquivos em suas fases corrente e intermediária, quando os produtores dos documentos ou os agentes da organização geradora dos acervos são os usuários, com destaque para as contribuições de natureza interdisciplinar.
A revista Acervo visa divulgar pesquisas de ponta realizadas no Brasil e no exterior, discutindo as diversas perspectivas e abordagens empregadas na análise desses objetos de estudo. Serão bem recebidos artigos de natureza teórica, discussões historiográficas e contribuições da arquivologia e de disciplinas correlatas, como a ciência da informação, para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres, Resenha e Documento.
As submissões devem ser encaminhadas até o dia 31 de dezembro de 2019, por meio do portal da revista Acervo. Os textos devem estar de acordo com o foco e o escopo da revista e seguir as normas editoriais.
Acesse: http://revistaacervo.an.gov.br/index.php/revistaacervo/about/submissions