Diálogos desviantes no arquivo: das experimentações artísticas à educação das sensibilidades

26-07-2018

A Revista Acervo abre chamada de artigos e ensaios inéditos para o dossiê Diálogos desviantes no arquivo: das experimentações artísticas à educação das sensibilidades. Essa edição é organizada por Adriana Carvalho Koyama, doutora em Educação pela UNICAMP, docente e pesquisadora colaboradora da Faculdade de Educação /UNICAMP e por Ana Pato, doutora pela FAU/USP, curadora independente, pesquisadora e professora. 

O tema propõe uma cartografia de sensibilidades emergentes que apontem para novos usos e abordagens dos arquivos, construída em diálogo com os campos da arte e da educação. A conceituação dos arquivos como modelos nas artes a partir do início do século 20 vem sendo amplamente discutida pela história da arte. Se, por um lado, a operação artística nos arquivos pode tornar visível o pensamento de uma época, por outro, permite imaginar reescritas possíveis de histórias apagadas e incompletas. Nesse sentido, são consideradas as potencialidades de reflexão e elaboração da violência social, em diálogo com acervos documentais, abordadas como meio e material de produção e circulação de outras narrativas relativas ao passado e às suas (re)apresentações no presente. Tais produções, percebidas tanto como possibilidades educacionais em seu sentido amplo de práticas culturais, isto é, como formas de educação das sensibilidades, quanto na significação de acervos documentais em processos educacionais de formação docente e discente, prefiguram outras maneiras de interpelar os limiares desses arquivos.

São esperadas proposições de pesquisas e experiências criadas por núcleos de educação de arquivos, por professores de diferentes disciplinas, tanto na educação básica como no ensino superior, por artistas e por pesquisadores de arte, educação, história, estudos culturais, mídia, memória, entre outros. O objetivo é ampliar os diálogos entre os campos da educação e das artes, considerando as possibilidades de abordagem estética dos arquivos, às quais essa edição da Revista Acervo busca estimular e dar visibilidade.

Essa edição será publicada em agosto de 2019. A revista Acervo aceita a contribuição de autores com doutorado para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres, Resenha e Documento. Os trabalhos devem estar de acordo com as normas editoriais e atender ao escopo apresentado. O prazo para submissão é até o dia 31 de dezembro de 2018.

Acesse: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/about/submissions#onlineSubmissions