Volume 36, n. 2maio/ago 2023Marc Ferrez: a fotografia como experiência

Publicado em 28 abril 2023

Descrição da edição

Interessado pelo universo da fotografia em sentido amplo e preocupado em dominar as técnicas, as fórmulas, os equipamentos, Marc Ferrez foi um dos mais profícuos fotógrafos brasileiros do século XIX: não se limitando à produção das imagens, estava envolvido com todas as etapas do processo fotográfico, do registro à impressão. Atuando em trabalhos comissionados de que são exemplares as fotografias de ferrovias, obras públicas e o álbum da avenida Central, Ferrez também documentou expedições científicas, foi fotógrafo da Marinha Imperial, retratista. Cronista visual do Rio de Janeiro, com suas vistas e paisagens ajudou a conformar a imagem da cidade.

Foi igualmente um empresário bem-sucedido nas áreas da fotografia e do cinema, operando na importação e comercialização de equipamentos; como representante das empresas de filmes Pathé, Gaumont e Lumiére; e proprietário de cinema, o Pathé, na avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro. Nos seus últimos anos de vida, na França, concentra-se nos negócios da empresa Marc Ferrez & Filhos no ramo do cinema e nas experiências com as fotografias coloridas.

Em 2023, ano que marca o centenário da morte de Marc Ferrez e 180 anos do seu nascimento, o Arquivo Nacional dedica um número da revista Acervo ao fotógrafo. Seu trabalho longevo – ao qual temos acesso graças à extensa e variada documentação cuidadosamente conservada pelo fotógrafo, seus filhos e neto – oferece múltiplas possibilidades aos pesquisadores.

O dossiê “Marc Ferrez: a fotografia como experiência” tem como editoras Ana Maria Mauad, doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora titular do Departamento de História da UFF e pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi/UFF) e Maria do Carmo Rainho, doutora em História Social pela UFF e pesquisadora do Arquivo Nacional.

Entrevista