Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Acervo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para apresentação dos originais

Os textos em língua estrangeira – tanto os de artigos quanto os de citações – serão traduzidos para o português, salvo aqueles em espanhol e inglês.

Acompanham a submissão dos artigos dados sobre o autor (vinculação institucional, funções que exerce), que devem ser informados nos metadados e não no corpo do texto, para preservar o sigilo da autoria na avaliação por pares cega.

As informações sobre autoria que constam nas propriedades dos arquivos em Word devem ser retiradas para preservar o sigilo na avaliação por pares cega.

Todo artigo enviado à revista Acervo deverá ser acompanhado de uma lista de até quatro palavras-chave que identifiquem os principais assuntos tratados e de um resumo com, no máximo, 60 palavras (400 caracteres com espaço). As palavras-chave e o resumo deverão ser encaminhados com versões em inglês e em espanhol. Os títulos dos artigos devem ter uma versão também em inglês.

Os artigos devem ter até 20 laudas escritas (cerca de 40 mil caracteres com espaços).

Os textos deverão ser digitados em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, formato de página A4.

 

Imagens – Cada artigo poderá conter até cinco imagens em preto e branco, com as respectivas legendas e referências, e a indicação quanto à sua localização no texto. As imagens devem ter a resolução mínima de 300dpi no formato TIF e submetidas como documento suplementar.

Tabelas, quadros e gráficos – tabelas e quadros podem ser compostos em Word e inseridos no próprio arquivo do artigo; os gráficos, preferencialmente em Excel

Notas e remissões bibliográficas – As notas explicativas figuram no rodapé das páginas, em algarismo arábico, e devem ter no máximo cinco linhas. As remissões bibliográficas não devem ser feitas em notas e sim no corpo do texto. O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome separado por vírgula da data de publicação: (Bessone, 1997). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: Bessone (1997). Quando houver necessidade de indicar a página, esta deverá vir separada por vírgula e precedida de “p.”, conforme: (Bessone, 1997, p. 25). Quando o autor possui mais de uma obra no mesmo ano, discrimina-se por letra minúscula após a data sem espacejamento: (Bessone, 1997a) ou (Bessone, 1997b). No caso da obra de dois autores, ambos serão indicados, usando “;”: (Bessone; Cabral, 1998). Quando a obra tiver mais de dois autores, indica-se somente o primeiro seguido de “et al.”: (Bessone et al., 1999).

Referências bibliográficas – Deverão constituir uma lista única ao final do artigo, em ordem alfabética, seguindo as normas estipuladas pela ABNT na NBR 6023: 2002, conforme os seguintes modelos:

  • Livro: sobrenome do autor (em letra maiúscula) seguido do nome; título da obra (itálico); número da edição; local de publicação; nome da editora; data de publicação. Exemplo: FIGUEIREDO, Luciano.Rebeliões no Brasil colônia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
  • Artigo: sobrenome do autor (em letra maiúscula) seguido do nome; título do artigo; nome do periódico por extenso (itálico); local da publicação; volume e número do periódico; páginas do artigo e data de publicação. Exemplo: DAHER, Andréa. Representações letradas dos Tupinambá e da língua tupi em obras francesas dos séculos XVI e XVII. Acervo, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 9-30, 2010.
  • Tese acadêmica: sobrenome do autor (em letra maiúscula) seguido do nome; título em itálico; ano; dissertação (mestrado) ou tese (doutorado); instituição em que foi defendida; local. Exemplo: ARAUJO, U.Máscaras inteiriças tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu. 1985. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo.
  • Obra em meio eletrônico: Exemplo: ALVES, Castro. Navio negreiro. Virtual Books, 2000. Disponível em: http://terra.com.br/virtualbooks/freebooks/port/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.

Caso o artigo reproduza documentos, imagens e/ou material legalmente protegido, caberá ao autor do artigo obter as autorizações e direitos de reprodução desses materiais. Caberá igualmente ao autor a responsabilidade pelos danos porventura advindos da ausência dessa providência.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1.5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. A partir do dia 1º de dezembro de 2016 a Acervo receberá para avaliação somente artigos assinados por doutores ou que tenham doutores como co-autores. Pesquisadores com outra titulação que já tenham submetido seu artigo terão seu trabalho avaliado por pares normalmente, sem nenhum prejuízo. A medida só vale para os artigos submetidos a partir de 1º de dezembro. Inclusive esse prazo foi dado para que pesquisadores de outra titulação que já estejam finalizando seus textos por esses dias tenham tempo hábil de submetê-los sem prejuízo. Esta medida faz parte de uma reestruturação da Acervo objetivando atender a recomendações do Qualis Capes e tendo a meta de servir cada vez mais como revista de referência, no Brasil e no mundo, nas áreas a que se destina, de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com destaque para História e Arquivologia.
 

Declaração de Direito Autoral

Autorização para publicação com cessão de direitos autorais

Ao submeter o artigo, automaticamente o autor autoriza o Arquivo Nacional a publicá-lo na revista Acervo impressa e eletrônica. Declara ser inédito em língua portuguesa e cede os direitos autorais e patrimoniais por um ano, a partir da data de submissão. Se o Arquivo Nacional não publicá-lo neste prazo, poderá livremente dar outros usos ao mesmo. No caso de ser publicado, concorda que a cessão de direitos se prorrogue por um ano após a data da publicação. 

Caso o artigo reproduza documentos, imagens e/ou material legalmente protegido, caberá ao autor obter dos autores ou de seus herdeiros a liberação dos direitos de reprodução. Caberá ao autor, também, a responsabilidade pelos danos porventura causados pela ausência dessa providência.

O Arquivo Nacional poderá adequar a obra de que trata esta autorização às normas editorais e ao projeto gráfico desse periódico.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.