Arquivos, museus e bibliotecas como espaços de produção de conhecimento

15-02-2024

A revista Acervo, periódico científico do Arquivo Nacional, torna pública a chamada para o dossiê “Arquivos, museus e bibliotecas como espaços de produção de conhecimento”, que tem como editores Ana Paula Sampaio Caldeira, professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Carlos Henrique Juvêncio, professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Este dossiê pretende reunir estudos que abordem o papel de arquivos, museus e bibliotecas (nacionais, regionais, locais ou institucionais) para o desenvolvimento e a produção de conhecimentos históricos, geográficos, bibliográficos, biblioteconômicos, museológicos, arquivísticos e das ciências da natureza no Brasil e na América Latina. São esperados artigos que trabalhem com acervos específicos e problematizem seus usos a partir de uma finalidade científica, bem como estudos que se detenham nas histórias institucionais, no papel de homens e mulheres das letras e das ciências nessas instituições e nos projetos editoriais e de popularização do conhecimento promovidos por esses espaços nos séculos XIX a XXI.

Além de essenciais para a construção e preservação da memória nacional, regional ou local – dependendo da abrangência da instituição –, arquivos, museus e bibliotecas também foram e são espaços de produção de conhecimento. Especialmente em um país como o Brasil, no qual as primeiras universidades começaram a aparecer nos anos 1920-1930 – sem que nesse momento se assumissem ainda como espaços atrelados à inovação –, tais instituições ocuparam a função de locais importantes na produção de conhecimentos diversos e buscaram dialogar com o que era considerado mais moderno no debate científico de suas épocas.

As submissões devem ser encaminhadas até o dia 16 de agosto de 2024, pelo site da revista Acervo, para as seções Dossiê Temático e Resenhas. O dossiê será publicado de forma contínua entre janeiro e abril de 2025. As contribuições devem estar de acordo com o foco e o escopo do periódico e seguir as normas editoriais.

Acesse: http://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/about/submissions

Dúvidas: revista.acervo@an.gov.br