Acervo

CONHEÇA A REVISTA ACERVO

Acervo é a revista do Arquivo Nacional, publicada desde 1986. Seus números são semestrais, sendo o primeiro referente aos meses janeiro-junho (publicado até o dia 30 de junho) e o segundo referente ao período julho-dezembro (com publicação até o dia 31 de dezembro). A revista tem por objetivo divulgar estudos e fontes nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especialmente história e arquivologia. É composta pelas seções Entrevista, Dossiê Temático, Artigos Livres, Documento e Resenha. Saiba mais

 

CHAMADAS ABERTAS


Diversidades e(m) Arquivos

A revista Acervo torna pública a chamada para o volume 31, número 1, de 2018.

Nesta edição, a temática Diversidades e(m) Arquivos será dedicada às diversidades culturais, com organização dos professores Diego Barbosa da Silva e Leonardo Augusto Silva Fontes, do Arquivo Nacional.

Acompanhamos, nesses últimos anos, um saudável crescimento dos debates sobre das diversidades culturais e dos contatos entre povos e culturas como algo positivo.

 Tais debates chamam atenção para uma série de medidas e políticas públicas - que visam a inclusão e a garantia de direitos a grupos que estão à margem da sociedade- como o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo pelo Supremo Tribunal Federal, (STF) e as leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 que tornam o ensino sobre os povos afro-brasileiros e indígenas obrigatório em História.

Contudo, cabe questionar como as instituições arquivísticas (públicas e privadas) conservam, tratam e divulgam os documentos a respeito dos povos indígenas e afro-brasileiros, imigrantes, ciganos, LGBTQIs, grupos com necessidades especiais, a cultura popular, o Hip-hop e o Funk, entre outros.

O dossiê Diversidades e(m) Arquivos convida todos a debater a importância da preservação, da proteção, do processamento técnico, do acesso e da difusão do patrimônio documental desses grupos, povos e diferentes culturas que formam o Brasil.

Busca-se, ainda, fomentar a discussão acerca da importância do papel das instituições arquivísticas como equipamentos culturais - para abrigar manifestações e expressões artístico-culturais - além da abertura dessas organizações por meio de ações educativas voltadas para públicos específicos e diferentes grupos culturais.

Os interessados devem enviar suas submissões até dia 15 de setembro de 2017, por meio do portal da Revista Acervo. São aceitos trabalhos para as seções: dossiê temático, artigos livres, resenhas e documentos. Os textos devem estar de acordo com o foco e o escopo da Revista e seguir as normas editoriais.

 

Estado Novo, 80 anos - arquivos e histórias


A revista Acervo torna pública a chamada para o volume 30, número 2, de 2017. São aceitas submissões para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres, Resenhas e Documento. Nesta edição, a temática será dedicada aos 80 anos da ditadura do Estado Novo, com organização dos professores Orlando de Barros, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Thiago Cavaliere Mourelle, do Arquivo Nacional.

Os documentos relacionados à ditadura instituída em 1937 são múltiplos e numerosos. Tratam-se de acervos, de natureza pública e privada, custodiados em várias instituições e que abrangem a numerosa documentação produzida pelo Estado e por intelectuais atuantes naquele período, além de revistas, periódicos, entre outros. Diversas sub-temáticas podem ser abordadas, como a política trabalhista, o incremento industrial brasileiro, a atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a preparação para a redemocratização, a violenta repressão contra os opositores e demais assuntos de igual relevância.

O dossiê Estado Novo, 80 anos – arquivos e histórias pretende divulgar os arquivos referentes ao Estado Novo, presentes no Arquivo Nacional e também nas diversas instituições que custodiam tal acervo, além de difundir as pesquisas relacionadas a esse tema, que abrangem os mais variados aspectos legais, políticos, culturais, econômicos e sociais sobre esse período importante da história brasileira e que permanecem ainda nos dias atuais. Também serão bem-vindos trabalhos sobre a descrição ou preservação desses acervos.

Os interessados devem enviar suas submissões até o dia 15 de maio de 2017, através deste site.Os textos devem estar de acordo com as normas editoriais. 

 


Os Arquivos na Era Digital
v. 29, n. 2 (2016) 

Cartografia(s) 
v. 29, n. 1 (2016) 

Gestão de documentos 
v. 28, n. 2 (2015)

 

Os arquivos na era digital

No dia 17 de novembro, foi lançado o v. 29,n. 2  - Arquivos na era digital. Nesta nova edição, coloca-se em discussão como, nos últimos anos, a tecnologia tem alterado as rotinas de trabalho e estabelecido novos parâmetros para a guarda, o tratamento e a preservação de acervos em meio digital. Além disso, o aumento de produtos e serviços já concebidos para a difusão on-linecomo bancos de dados e sítios eletrônicos de pesquisa,  situa os arquivos no ponto de convergência do debate atual sobre o papel das novas tecnologias no fazer histórico e o espaço assumido pelos trabalhos considerados não-científicos, de produção e divulgação do conhecimento em história.

 

 


 

 

 Licença Creative Commons

A Revista Acervo consta nos seguintes repositórios e sítios acadêmicos

Latindex

     

 

Notícias

 

Chamadas de artigos: Diversidades e(m) Arquivos

 

A revista Acervo torna pública a chamada para o volume 31, número 1, de 2018. 

 
Publicado: 2017-02-23 Mais...
 

Chamadas de artigos: Chamada - Revista Resgate

 
A Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura abre chamada pública sua 32ª edição, cujo tema será “Memória e Arquivo”.  
Publicado: 2016-05-20 Mais...
 
Outras notícias...