Acervo

Edição atual

História indígena, agência e diálogos interdisciplinares
v. 34 n. 2 (2021)

PUBLICAÇÃO CONTÍNUA

O dossiê "História indígena, agência e diálogos interdisciplinares" tem como editoras Juciene Ricarte Apolinário, professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Maria Regina Celestino de Almeida, professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Este dossiê agrega artigos no campo da história indígena que revelam originalidade nos temas, problemas e fontes documentais, destacando as agências indígenas entre os séculos XVI e XXI.

A partir dos anos 1980, a história indígena vem se consolidando, sendo escolhida como tema de monografias, dissertações e teses dos programas de pós-graduação Brasil afora, tendência que também se verifica na América Latina a partir, especialmente, das reivindicações dos movimentos indígenas para que suas histórias e memórias fossem revisitadas. Uma das preocupações recentes sobre história indígena é não construir mais uma imagem do índio genérico e vítima dos primeiros contatos com os não indígenas na América portuguesa, mostrando-os “dizimados” e “assimilados”, ou seja, como se estivessem em contínuo  processo de desaparecimento.  A partir dos variados acervos documentais guardados em arquivos no Brasil e no exterior, é possível perceber o protagonismo dos povos indígenas, cada grupo com um caráter étnico distinto e posicionamentos diferentes frente aos não indígenas, ao longo de temporalidades e historicidades. Os grupos indígenas continuam existindo e estão cada vez mais organizados politicamente, reafirmando suas demandas e posicionamentos diante das legislações indigenistas ao longo da história.


Chamadas abertas
Organização do conhecimento em arquivos

A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê "Organização do conhecimento em arquivos", que tem como editoras convidadas Joice Cleide Cardoso Ennes de Souza, doutora em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ibict/UFRJ), professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Michely Jabala Mamede Vogel, doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF.

Leia mais

Chamada para o dossiê
Perspectivas em humanidades digitais

A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê "Perspectivas em humanidades digitais", que tem como editores convidados Ricardo M. Pimenta, doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Moisés Rockembach, doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto/Universidade de Aveiro (Portugal), professor do Departamento de Ciências da Informação e dos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Leia mais

Próximas edições

História indígena, agência e diálogos interdisciplinares
v. 34 n. 2 (maio/ago 2021)

As editoras do dossiê são Juciene Ricarte Apolinário, doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Maria Regina Celestino de Almeida, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF).



Dados e arquivos
v. 34 n. 3 (set/dez 2021)

A edição tem como editores do dossiês Vanessa Jorge, doutora em Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ e servidora da Fiocruz, onde é membro do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta, e Luís Fernando Sayão, doutor em Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ, servidor da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict/UFRJ.




Depoimento da professora Adriana Koyama
Revista Acervo | Diálogos desviantes no arquivo

A professora Adriana Koyama fala sobre a edição da Acervo "Diálogos desviantes no arquivo: das experimentações artísticas à educação das sensibilidades", na qual é editora convidada ao lado de Ana Pato. Acesse:http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/79 .


Nova edição
História indígena, agência e diálogos interdisciplinares - publicação contínua

Este é o primeiro número do periódico no formato de publicação contínua. Com essa mudança, seguimos as boas práticas em editoração de periódicos científicos e buscamos conferir agilidade ao processo de publicação dos artigos. Acesse: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/84


Ver todas as notícias




Seja um autor da Acervo

Para se tornar um dos autores da revista Acervo basta fazer uma nova submissão. Veja o regulamento com as condições para submissão.


Quer ser parecerista?

Cadastre-se e não se esqueça de marcar a opção “Solicitar o papel Avaliador” e especificar sua área de interesse.

REDIB Red Iberoamericana de innovación y conocimiento cientifico Latindex