Acervo

Edição atual

História da arquivologia no Brasil: instituições, atores e dinâmica social
v. 34 n. 1 (2021)

O dossiê “História da arquivologia no Brasil: instituições, atores e dinâmica social” conta com a cuidadosa editoria de Paulo Roberto Elian dos Santos, doutor em história pela Universidade de São Paulo e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz, e Vitor Manoel Marques da Fonseca, doutor em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF.

Esta edição reúne, no Dossiê Temático, artigos que abordam estudos realizados em instituições arquivísticas, universidades e centros de memória, destacando personagens, eventos e instituições marcantes para a história da arquivologia no país, além de apresentarem uma diversidade de abordagens.


Chamadas abertas
Organização do conhecimento em arquivos

A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê "Organização do conhecimento em arquivos", que tem como editoras convidadas Joice Cleide Cardoso Ennes de Souza, doutora em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ibict/UFRJ), professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Michely Jabala Mamede Vogel, doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF.

Leia mais

Chamada para o dossiê
Perspectivas em humanidades digitais

A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê "Perspectivas em humanidades digitais", que tem como editores convidados Ricardo M. Pimenta, doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Moisés Rockembach, doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto/Universidade de Aveiro (Portugal), professor do Departamento de Ciências da Informação e dos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Leia mais

Próximas edições

História indígena, agência e diálogos interdisciplinares
v. 34 n. 2 (maio/ago 2021)

As editoras do dossiê são Juciene Ricarte Apolinário, doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Maria Regina Celestino de Almeida, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF).



Dados e arquivos
v. 34 n. 3 (set/dez 2021)

A edição tem como editores do dossiês Vanessa Jorge, doutora em Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ e servidora da Fiocruz, onde é membro do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta, e Luís Fernando Sayão, doutor em Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ, servidor da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict/UFRJ.




Depoimento da professora Adriana Koyama
Revista Acervo | Diálogos desviantes no arquivo

A professora Adriana Koyama fala sobre a edição da Acervo "Diálogos desviantes no arquivo: das experimentações artísticas à educação das sensibilidades", na qual é editora convidada ao lado de Ana Pato. Acesse:http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/79 .


Nova edição
As várias faces dos feminismos

Está no ar a nova edição da revista Acervo: As várias faces dos feminismos, que tem como editoras do dossiê Magali Gouveia Engel, doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora visitante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Natália de Santanna Guerellus, doutora em História Social da Cultura pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora ATER na Université Lyon 3, França, e Rachel Soihet, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da UFF. Acesse: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/81


Ver todas as notícias




Seja um autor da Acervo

Para se tornar um dos autores da revista Acervo basta fazer uma nova submissão. Veja o regulamento com as condições para submissão.


Quer ser parecerista?

Cadastre-se e não se esqueça de marcar a opção “Solicitar o papel Avaliador” e especificar sua área de interesse.

REDIB Red Iberoamericana de innovación y conocimiento cientifico Latindex