Acervo

Edição atual

Memória e legado das resistências negras
v. 33 n. 1 (2020)

O dossiê temático deste número – “Memória e legado das resistências negras” – é conduzido pelos editores convidados Álvaro Pereira do Nascimento, doutor em História pela Unicamp e professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e Carlos Alberto Ivanir dos Santos, doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e servidor do Arquivo Nacional. Traz artigos inéditos de cunho teórico e metodológico que permitem vislumbrar as inúmeras experiências históricas, culturais e religiosas, e fomentar reflexões sobre as construções e os lugares de memórias e resistências dos grupos negros no Brasil. O entrevistado desta edição é Thomas Holt, professor do departamento de História da Universidade de Chicago que se dedica, principalmente, ao estudo comparativo das experiências da diáspora africana.



Chamada para o dossiê
Usos e usuários de arquivo

A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê “Usos e usuários de arquivo”, que tem como editoras Ivana Parrela, doutora em História, e Eliane Rocha, doutora em Ciência da Informação,ambas professoras do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O dossiê será dedicado à análise dos usos e usuários de arquivos produzida no dia a dia das instituições arquivísticas, seja por seus pesquisadores, seja por outros estudiosos, como resultados de seus trabalhos acadêmicos.

Leia mais


Chamada para o dossiê
História da arquivologia no Brasil: instituições, atores e dinâmica social

A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê “História da arquivologia no Brasil: instituições, atores e dinâmica social”, que tem como editores convidados Paulo Roberto Elian dos Santos, doutor em história pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Vitor Manoel Marques da Fonseca, doutor em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF.

Leia mais


Próximas edições

Memória e legado das resistências negras
v. 33 n. 1 (jan/abr 2020)

O dossiê tem como editores convidados os historiadores Carlos Alberto Ivanir dos Santos, do Arquivo Nacional, e Álvaro Pereira do Nascimento, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 

As várias faces dos feminismos: memória, história, acervos
v. 33 n. 2 (maio/ago 2020)

Tem como editoras convidadas Rachel Soihet, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), Magali Engel, doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora visitante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Natália Guerellus, doutora em História Social da Cultura pela UFF e professora ATER na Université Lyon 3, França.




Depoimento da professora Adriana Koyama
Revista Acervo |Diálogos desviantes no arquivo

A professora Adriana Koyama fala sobre a edição da Acervo "Diálogos desviantes no arquivo: das experimentações artísticas à educação das sensibilidades", na qual é editora convidada ao lado de Ana Pato. Acesse:http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/79 .

Memórias e legado das resistências negras

A revista Acervo abre chamada de artigos para o dossiê Memória e legado das resistências negras. Essa edição é organizada pelos historiadores Carlos Alberto Ivanir dos Santos, do Arquivo Nacional, e Álvaro Pereira do Nascimento, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Ver todas as notícias



Seja um autor da Acervo

Para se tornar um dos autores da revista Acervo basta fazer uma nova submissão. Veja o regulamento com as condições para submissão.


Quer ser parecerista?

Cadastre-se e não se esqueça de marcar a opção “Solicitar o papel Avaliador” e especificar sua área de interesse.

REDIB Red Iberoamericana de innovación y conocimiento cientifico Latindex