Acervo

Edição atual

História da arquivologia no Brasil: instituições, atores e dinâmica social
v. 34 n. 1 (2021)

O dossiê “História da arquivologia no Brasil: instituições, atores e dinâmica social” conta com a cuidadosa editoria de Paulo Roberto Elian dos Santos, doutor em história pela Universidade de São Paulo e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz, e Vitor Manoel Marques da Fonseca, doutor em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF.

Esta edição reúne, no Dossiê Temático, artigos que abordam estudos realizados em instituições arquivísticas, universidades e centros de memória, destacando personagens, eventos e instituições marcantes para a história da arquivologia no país, além de apresentarem uma diversidade de abordagens.


Chamada para o dossiê
Dados e arquivos

A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê “Dados e arquivos”, que tem como editores convidados Vanessa Jorge, doutora em Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ e servidora da Fiocruz, onde é membro do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta, e Luís Fernando Sayão, doutor em Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ, servidor da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict/UFRJ.

Em um mundo rico em dados, a ciência contemporânea deixa de considerar os dados de pesquisa como meros...

Leia mais

Chamada para o dossiê
História indígena, agência e diálogos interdisciplinares

A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê “História indígena, agência e diálogos interdisciplinares”, que tem como editoras convidadas as professoras Juciene Ricarte Apolinário, doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Maria Regina Celestino de Almeida, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Leia mais

Próximas edições

História indígena, agência e diálogos interdisciplinares
v. 34 n. 2 (maio/ago 2021)

As editoras do dossiê são Juciene Ricarte Apolinário, doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Maria Regina Celestino de Almeida, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF).



Dados e arquivos
v. 34 n. 3 (set/dez 2021)

A edição tem como editores do dossiês Vanessa Jorge, doutora em Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ e servidora da Fiocruz, onde é membro do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta, e Luís Fernando Sayão, doutor em Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ, servidor da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict/UFRJ.




Depoimento da professora Adriana Koyama
Revista Acervo | Diálogos desviantes no arquivo

A professora Adriana Koyama fala sobre a edição da Acervo "Diálogos desviantes no arquivo: das experimentações artísticas à educação das sensibilidades", na qual é editora convidada ao lado de Ana Pato. Acesse:http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/79 .


Nova edição
As várias faces dos feminismos

Está no ar a nova edição da revista Acervo: As várias faces dos feminismos, que tem como editoras do dossiê Magali Gouveia Engel, doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora visitante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Natália de Santanna Guerellus, doutora em História Social da Cultura pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora ATER na Université Lyon 3, França, e Rachel Soihet, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da UFF. Acesse: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/81


Ver todas as notícias




Seja um autor da Acervo

Para se tornar um dos autores da revista Acervo basta fazer uma nova submissão. Veja o regulamento com as condições para submissão.


Quer ser parecerista?

Cadastre-se e não se esqueça de marcar a opção “Solicitar o papel Avaliador” e especificar sua área de interesse.

REDIB Red Iberoamericana de innovación y conocimiento cientifico Latindex