Acervo

 

CONHEÇA A REVISTA ACERVO

Acervo é a revista do Arquivo Nacional, publicada semestralmente desde 1986. Tem por objetivo divulgar estudos e fontes nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especialmente arquivologia. É composta pelas seções Entrevista, Dossiê Temático, Artigos Livres, Documento e Resenha. Saiba mais

 

Os arquivos na era digital

Em novembro deste ano, será lançado o v. 29,n. 2  - Arquivos na era digital. Nesta nova edição, pretende-se colocar em discussão como, nos últimos anos, a tecnologia tem alterado as rotinas de trabalho e estabelecido novos parâmetros para a guarda, o tratamento e a preservação de acervos em meio digital. Além disso, o aumento de produtos e serviços já concebidos para a difusão on-line, como bancos de dados e sítios eletrônicos de pesquisa,  coloca os arquivos no ponto de convergência do debate atual sobre o papel das novas tecnologias no fazer histórico e o espaço assumido pelos trabalhos considerados não-científicos, de produção e divulgação do conhecimento em história.

 


Cartografia(s) 
v. 29, n. 1 (2016) 

Gestão de documentos 
v. 28, n. 2 (2015) 

Cidade do Rio de Janeiro 
v. 28, n. 1 (2015)

 

Família

A revista Acervo tem o prazer de tornar pública a chamada para o volume 30, número 1, de 2017. Podem ser feitas submissões para as seções Artigos Livres, Documentos, Resenhas e o Dossiê Temático. Neste número, a temática será dedicada à Família, com organização de Mariana Muaze, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e Inez Terezinha Stampa, do Arquivo Nacional e PUC-Rio.

Atualmente, tramita no Congresso Nacional o Estatuto da Família, projeto de lei que descreve a família brasileira como sendo o “núcleo formado a partir da união entre um homem e uma mulher”, definição contrária à decisão do Supremo Tribunal Federal (2011), que garante aos casais formados por pessoas do mesmo sexo os mesmos direitos da união estável heterossexual. A batalha jurídica mencionada demonstra, não só o quanto as noções de família mudam com o tempo, mas também como as disputas políticas e sociais em torno das mesmas são de extrema importância para a compreensão das sociedades humanas. Não foi à toa que os estudos sobre a Família estiveram na base do pensamento social brasileiro e, ainda hoje, constituem importante tema de pesquisa nas áreas da história, sociologia, psicologia, antropologia, serviço social e arquivologia. 

O dossiê Família pretende divulgar as pesquisas em ciências humanas, que vêm sendo realizadas nos anos 2000 por pesquisadores de vários campos do conhecimento e regiões do Brasil. Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 15 de novembro de 2016, através do site da Revista. As submissões devem estar de acordo com as normas editoriais do Periódico.

 

Estado Novo, 80 anos - arquivos e histórias

A revista Acervo torna pública a chamada para o volume 30, número 2, de 2017. São aceitas submissões para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres, Resenhas e Documento. Nesta edição, a temática será dedicada aos 80 anos da ditadura do Estado Novo, com organização dos professores Orlando de Barros, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Thiago Cavaliere Mourelle, do Arquivo Nacional.

Os documentos relacionados à ditadura instituída em 1937 são múltiplos e numerosos. Tratam-se de acervos, de natureza pública e privada, custodiados em várias instituições e que abrangem a numerosa documentação produzida pelo Estado e por intelectuais atuantes naquele período, além de revistas, periódicos, entre outros. Diversas sub-temáticas podem ser abordadas, como a política trabalhista, o incremento industrial brasileiro, a atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a preparação para a redemocratização, a violenta repressão contra os opositores e demais assuntos de igual relevância.

O dossiê Estado Novo, 80 anos – arquivos e histórias pretende divulgar os arquivos referentes ao Estado Novo, presentes no Arquivo Nacional e também nas diversas instituições que custodiam tal acervo, além de difundir as pesquisas relacionadas a esse tema, que abrangem os mais variados aspectos legais, políticos, culturais, econômicos e sociais sobre esse período importante da história brasileira e que permanecem ainda nos dias atuais. Também serão bem-vindos trabalhos sobre a descrição ou preservação desses acervos.

Os interessados devem enviar suas submissões até o dia 15 de maio de 2017, através deste site.Os textos devem estar de acordo com as normas editoriais. 

 

 Licença Creative Commons Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

A Revista Acervo consta nos seguintes repositórios e sítios acadêmicos

Latindex

Notícias

 

Eventos: VII Congresso Nacional de Arquivologia

 

O VII Congresso Nacional de Arquivologia acontece nos dias de 17 a 21 de outubro, em Fortaleza.

 

 
Publicado: 2016-06-21 Mais...
 

Chamadas de artigos: Chamada - Revista Resgate

 
A Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura abre chamada pública sua 32ª edição, cujo tema será “Memória e Arquivo”.  
Publicado: 2016-05-20 Mais...
 

Notícias: Guia sobre a memória de Brasília

 
O Arquivo Público do Distrito Federal lançou um guia que facilitará o acesso de pesquisadores ao seu acervo  
Publicado: 2016-04-29 Mais...
 
Outras notícias...